redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 08 de janeiro de 2024.

Câmara Municipal

Audiência Pública nesta terça-feira debate conscientização sobre saúde da mulher

Por Gilson Giordano em 28/05/2019 às 14:55

Vereador ressaltou que, tema debatido é importante para melhorar a assistência para as mulheres em todas as fases da vida (Ilustração)

O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher será tema de Audiência Pública nessa terça-feira (28), a partir das 15 horas, na Câmara Municipal de Campo Grande. O debate foi proposto pelo vereador Gilmar da Cruz e convocado pela Comissão de Saúde, composta pelos vereadores Dr. Lívio (presidente), Enfermeira Cida Amaral (vice-presidente), Veterinário Francisco, Dr. Wilson Sami e Fritz.

Hoje – dia 28 de maio -, é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

O vereador Gilmar da Cruz lembra que o “tema debatido é importante para melhorar a assistência para as mulheres em todas as fases da vida, especialmente na gravidez e no resguardo, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna”.

Na Audiência, está prevista palestra com a ginecologista e obstetra Rúbia Borges Loureiro, que atua na assistência ao parto normal com boas práticas. Também devem comparecer representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da Cassems e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde, elenca algumas das principais doenças que afetam o sexo feminino: câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade. O debate contempla ainda a assistência às mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério. Hipertensão, hemorragia, as infecções puerperais, as doenças do aparelho circulatório complicadas pela gravidez, parto e puerpério e o aborto são as cinco principais causas de morte materna, segundo o Ministério da Saúde.

Serviço

 A Audiência será realizada no Plenário Edroim Reverdito, “Plenarinho”,  na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n° 1.600, Bairro Jatiúka Park. O debate será transmitido ao vivo pelo Facebook: www.facebook.com/camaracgms 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões